Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

João Vitor, o meu orgulho, o orgulho de ser cearense.

Matéria vinculada na programação da rede GLOBO com Fátima Bernardes, 

Fenômeno do Enem chora ao lembrar sapato furado e preconceito na escola


Foto Rede Globo,

'Se fosse ao colégio de chinelo, as pessoas se distanciavam. Isso machucava muito e ainda machuca', lembra João Vítor


Orgulho da família! O cearense João Vitor, estudante de escola pública, acertou nada mais nada menos do que 95% da prova do Enem. O desempenho excelente e a história de superação do menino de 16 anos emocionaram Fátima e seus convidados. Sua mãe, Ana Maria, que não sabe ler e nem escrever e trabalha como diarista, contou que a única vez que o filho faltou aula foi por causa de um sapato furado. Ao ver sua mãe relembrar a história, João Vítor não conteve o choro.

​Foto RWRC TV
"Ele nem dormia e nem assistia televisão. Só estudava. Eu não tive a oportunidade deles. Tentei passar o que eu não tive para eles. Não basta só colocar no colégio. Tem que acompanhar e cobrar. O João sempre gostou de estudar e reparei que ele faltou dois dias. Vi que tinha alguma coisa errada e ele me falou que o sapato dele furou. Não era por causa de um sapato que ele não ia terminar os estudos. Falei com meu pai e ele comprou um sapato para ele voltou a estudar", revela.


​Foto RWRC TV

João se emocionou muito ao ouvir a história ser contada pela mãe. "É muito difícil falar sobre isso. A questão não foi o sapato em si. Se eu fosse de chinelo, por exemplo, as pessoas me olhavam de jeito diferente, de olhar torto. As pessoas não falavam comigo e se eu fizesse algo diferente, eles se distanciavam e me tratavam como se eu fosse doente. Isso machucava muito e ainda machuca", conta.

Depois de dar um abraço no estudante, Fátima aproveitou o momento para incentivá-lo: "Nós também estamos emocionados. É muito bonito ver uma dedicação tão grande e, ao mesmo tempo, ver a sua história contada e exposta para todo mundo. Algo que eu sei que foi um sofrimento, porque ninguém gosta de não ter um sapato para ir para a escola. O que está todo mundo admirando é o que você conseguiu fazer". Essa materia e outras neste link, http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/O-Programa/noticia/2014/12/fenomeno-do-enem-chora-ao-lembrar-que-so-sapato-furado-o-fez-matar-aula.html

Nenhum comentário: