Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

Culinária

Culinária com a Tetê

Como fazer um bom Acarajé

Receita 1

Deixe de molho de um dia para o outro em bastante água:2 xícaras cheias de feijão macassa (ou fradinho)1 colher de chá de sal1 dente de alho socadoEscorra bem o feijão guardado a água para uso futuro.Embrulhe o feijão num pano de prato e esfregue vigorosamente para remover aspeles. Cate bem e retire todas as peles.Coloque metade do feijão no copo do liquidificador e junte:1 xícara do líquido reservado2 dentes de alho picados1 1/2 colher de chá de sal1 colher de chá de molho forte de pimenta (opcional)1/2 colher de chá de pimenta do reino1 colher de chá de pó fermento em póModo de Fazer Bata bem o feijão ate formar uma massa homogênea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xícara do líquido reservado mas omitindo os temperos. Misture as duas partes damassa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora.(4) Bata um pouco a massa. Vácolocando as colheradas da massa em bastante óleo fervendo onde se juntou 2 colheres de sopade azeite de dendê. Retire os bolinhos com a escumadeira quando estiverem fritos e dourados.Deixe escorrer em papel absorvente e mantenha-os quentes no forno. Para servir os bolinhos partacada um ao meio sem separar as partes. Coloque molho forte de pimenta dentro e camarõescozidos (ou vatapá, como se faz na Bahia).O truque do acarajé é ficar sempre batendo a massa enquanto os outros estão fritando (a massacomeça a ficar aguada quando estacionada).

Receita 2

Deixe de molho de um dia para o outro em bastante água:2 xícaras cheias de feijão marcassa (ou fradinho)1 colher de chá de sal1 dente de alho socadoEscorra bem o feijão guardado a água para uso futuro.Embrulhe o feijão num pano de prato e esfregue vigorosamente pararemover as peles. Cate bem e retire todas as peles.Coloque metade do feijão no copo do liquidificador e junte:1 xícara do liquido reservado2 dentes de alho picados1 1/2 colher de chá de sal1 colher de chá de molho forte de pimenta (opcional)1/2 colher de chá de pimenta do reino1 colher de chá de pó RoyalBata bem o feijão ate formar uma massa homogênea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xícara do liquido reservado mas omitindo os temperos. Misture as duas partes damassa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora

Bolo-de-Rolo
Rendimento: 1 bolo de rolo de 30 cm de comprimento.

Ingredientes
• 150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
• 1 xícara de açúcar
• 4 gemas
• 1 xícara de farinha de trigo
• 4 claras batidas em neve
• Margarina para untar
• Açúcar cristal
• 200 gramas de goiabada
• 4 colheres (sopa) de água

Modo de preparo
Em uma batedeira, bater a manteiga e o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Juntar a este as gemas, uma a uma. Em seguida, acrescentar aos poucos a farinha de trigo. Desligar a batedeira. Juntar as claras em neve à massa em pequenas quantidades. Misturar delicadamente com o auxílio de uma espátula. Cobrir uma assadeira (com 50 cm de comprimento por 30 cm de largura) com papel manteiga pincelado com margarina. Colocar um quarto da quantidade total da massa na assadeira. Espalhar com uma espátula (a massa deve ser bastante fina). Assar em forno quente (observação: a massa deve ser retirada do forno ainda branca e não dourada). Polvilhar o açúcar cristal sobre um pano de prato grande. Enquanto isso, em uma panela, amolecer a goiabada com a água. Depois de assada, virar a massa sobre o pano de prato. Espalhar com uma espátula uma camada fina da goiabada. Enrolar (iniciando da largura e não do comprimento) delicadamente apertando bastante a massa e compactando-a. Reservar. Repetir o processo de feitio de mais uma massa. Espalhar novamente o recheio de goiabada. Colocar a primeira massa em cima da segunda e enrolar. Repetir o processo até que se tenha usado toda a massa. Ao servir, cortar em fatias bem finas acompanhadas, se desejar, de sorvete de creme.
Fone: http://brasilsabor.com.br/por/receitas/item/50