Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

EUA lembram mortos 12 anos após o 11 de setembro

 
Uma rapariga ajuda a "plantar" algumas das 3000 bandeiras norte-americanas colocadas num parque em Winnetka, no Illinois, para lembrar as vítimas do 11 de setembro
Fotografia © Jim Young - Reuters

Os Estados Unidos continuam de luto, passados 12 anos sobre o atentado terrorista ao World Trade Center. Por todo o país, os norte-americanos lembraram os que desapareceram na tragédia.

Praticamente em todo o país, os norte-americanos desdobraram-se em cerimónias para assinalar o 12º aniversário do ataque terrorista ao World Trade Center, em Nova Iorque, onde morreram cerca de 3000 pessoas.

Visitas aos cemitérios, colocação de velas junto a fotografias dos familiares ou amigos desaparecidos, ou "plantar" bandeiras do país num descampado em memória de cada uma das vítimas, foram algumas das formas que os norte-americanos encontraram para recordar a tragédia.

Em Nova Iorque, a romaria silenciosa ao "Ground Zero", local onde se encontravam as duas torres, foi a visita obrigatória no dia de hoje, com os americanos a visitarem o memorial dedicado às vítimas do atentado. Para hoje está prevista uma cerimónia oficial no local.

Está previsto um desfile de "motards", com a presença do músico norte-americano Billy Joel, que fará o percurso desde um quartel de bombeiros de Manhattan até ao Ground Zero.

O Presidente Barack Obama participou num minuto de silêncio na Casa Branca, às 08.45, e à noite irá deslocar-se ao memorial do Pentágono, onde também embateu um dos aviões utilizados pelos terroristas no 11 de setembro.

A 11 de Setembro de 2001, terroristas do grupo Al-Qaeda fizeram dois boeing-767 embater em ambas as torres do World Trade Center, em Nova Iorque, que acabaram por ruir matando cerca de 3000 pessoas.

Um outro aparelho foi lançado contra as instalações do Pentágono, nas imediações de Washington, matando todos os passageiros a bordo, ficando conhecido como o "voo 93". Confira matéria com mais detalhe e vídeo no link http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3413854&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas&page=-1

 

 

Nenhum comentário: