CRIAÇÃO DE RÁDIOS WEB,S

DJAIR NOGUEIRA 85-985009910

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TV Unifor comemora oito anos

Emissora funciona como laboratório para os alunos de Comunicação, que colocam em prática o aprendizado das aulas

Há oito anos, a TV Unifor tem importância fundamental na formação dos alunos de Comunicação e outros cursos da Universidade de Fortaleza (Unifor). A emissora possibilita que estudantes desenvolvam habilidades no trabalho em mídias televisivas e ainda apresenta à sociedade as pesquisas realizadas na instituição e o cotidiano da cidade. Com esses e outros méritos no acervo, o canal universitário comemorou, ontem, a trajetória de quase uma década de programação em cerimônia que reuniu professores e participantes no Teatro Celina Queiroz, na Unifor.

Professores e estudantes celebraram a trajetória de sucesso da emissora em cerimônia no Teatro Celina Queiroz, na Unifor Foto: Alex Costa

Desde 2005, a emissora produz e exibe, semanalmente, programas elaborados, em sua maior parte, pelos alunos. Segundo o vice-reitor de Extensão da Unifor, Randal Pompeu, a iniciativa funciona como um laboratório para os alunos, que podem colocar em prática os ensinamentos da sala de aula e obter reconhecimento profissional, ganhando oportunidades de emergir no mercado de trabalho. Ele enfatiza, ainda, que as parcerias realizadas nos últimos anos ajudaram a divulgar o forte desempenho dos estudantes.

Helena Cláudia, professora coordenadora do projeto, ressalta que, ao longo dos oito anos, os prêmios e parcerias são a prova da qualidade das atividades. Dentre os programas mais marcantes, ela destaca a revista eletrônica "Panorama", um dos primeiros a ser criados e que vai ao ar até hoje. "Desde o primeiro ano, ganhamos prêmios com nossos trabalhos. O ´Panorama´, por exemplo, foi eleito o melhor do Brasil em congressos de Comunicação e também participamos de festivais universitários e outros eventos. Mas, o importante é ver a produção dos alunos, o envolvimento deles com o projeto", afirma a professora.

O Canal Futura e a TV Diário são alguns dos principais colaboradores, os quais exibem, em sua programação, o conteúdo produzido pela equipe.

Na TV Diário, são veiculados os programas "Pense Verde", que trata dos temas meio ambiente, ecologia e sustentabilidade, e o "Panorama 180 Graus", programa de auditório sobre temas da atualidade e de grande repercussão.

Contribuição

A comemoração também contou com a participação de Fernando Moreira, presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU). Em palestra sobre as contribuições das emissoras fundadas em instituições de ensino superior, ele elogiou o caráter essencialmente educativo da TV Unifor e a contribuição do canal no desenvolvimento de profissionais da imprensa, da publicidade e do audiovisual.

"Não é fácil levar o conteúdo de uma TV universitária para a TV comercial e isso é motivo de orgulho para a Unifor. Mesmo estando presente em canais abertos, ela não perde o papel de formar uma nova geração de comunicadores, levando a missão de mostrar a educação e a cidadania para a sociedade", avaliou.

Para os estudantes, a possibilidade de participar ativamente do fazer jornalístico é a característica que mais atrai. Fernanda Cavalli, aluna do primeiro semestre de Jornalismo e graduada em Publicidade pela Unifor, pertenceu à equipe da TV Unifor por quase um ano e meio e diz que a experiência foi fundamental. "Lá, eu descobri que realmente gostava de Jornalismo e decidi seguir a profissão. Adquirimos conhecimento em todas as áreas da produção. Isso nos torna profissionais completos", afirma. Matéria Vinculada no DN Confira mais informações, http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1310942



Nenhum comentário: