Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Conquista invicta de 1968 do Ferroviário completa 45 anos

Depois de 1968 nenhum outro time cearense cpmquistou o campeonato estadual de forma invicta, só o mais querido time do Esrtado do Ceará, Ferroviario Atletico Clube no dia que meu PAI completou 80 anos de ida de dia 28 de Julho o PEIXE completa 45 anos daquela conquista. Essa materia e outra você só encontra no site do Ferroviário.
O último campeão invicto! Assim é conhecido até hoje o time de 1968 do Ferroviário, que conquistou o campeonato cearense daquele ano com ampla supremacia e entrou para história do futebol alencarino. Nesse domingo, dia 28, celebra-se o 45° aniversário daquela brilhante conquista.

Na ocasião, a diretoria coral passara por uma renovação e a chegada de jovens engenheiros da Rffsa para comandar os destinos do clube enchera de esperança a torcida coral, que não comemorava um título há 16 anos. Capitaneados pelo presidente Elzir Cabral, dirigentes como José Rêgo Filho, Ruy do Ceará, Cândido Pamplona e um grupo de abnegados corais quebravam o jejum e começavam a escrever uma nova história para o clube.

O jogo decisivo foi contra o Fortaleza, que também brigava pelo título. João Carlos marcou para o Ferrão e Croinha anotou o seu. O empate de 1x1 garantiu a conquista coral. O treinador Ivonísio Mosca de Carvalho contou em campo naquela tarde com a seguinte formação:
Cavalheiro, Wellington, Flodoaldo (Luiz Paes), Gomes e Barbosa; Edmar e Coca Cola; Mano, João Carlos, Paraíba e Raimundinho (Lucinho).

O volante Edmar, titular absoluto em toda a campanha coral, comentou sobre mais um aniversário daquela conquista: "Foi uma festa memorável após a partida. Nunca vi nada igual. Era um grande time. Não perdemos pra ninguém. Nós jogávamos por música e tínhamos o suporte de uma diretoria cheia de gente jovem e de palavra. Tenho orgulho de fazer parte daquela geração", disse.

Do interior do Rio Grande do Sul, seu estado natal, o goleiro Cavalheiro também mandou uma mensagem de aniversário referente à conquista: "1968 foi um ano emblemático em todo país pela conjuntura social e política que vivíamos no país. Conquistar um título naquele ano pelo Ferroviário, time de origem humilde e proletária, e ainda de forma invicta, foi um dos maiores feitos da carreira daqueles jogadores. O Ferrão está eternizado no meu coração", comentou.

No mês passado, em alusão aos 80 anos do clube, o Ferroviário lançou oficialmente uma publicação histórica com a ficha técnica de todos os jogos de sua gloriosa história. Como não poderia deixar de ser, a sequência invicta de 1968 é um capítulo especial do "Almanaque do Ferrão", que pode ser encontrado nas bancas de revistas de Fortaleza, na Ler Livraria (Shopping Aldeota e Shopping Molina), na Futebol Clube Store (Shopping Aldeota), no Restaurante Tronco do Gaúcho, na sede do clube na Vila Olímpica Elzir Cabral e na loja virtual do Ferrão com entrega para todo o país. Veja o link,
 

 

Nenhum comentário: