Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

domingo, 28 de abril de 2013

Radialista Pedro Sampaio é tema de trabalho sobre mídias e poesias através dos alunos acadêmicos do curso de comunicação social da faculdade cearense - FAC.

                                                        Galera na sala PUB-12 da FAC
Convite feito. Presença marcada. Aconteceu na sexta-feira dia 26 na FACULDADE CEARENSE-FAC na Av. João Pessoa, nº 3884 no bairro DAMAS, os acadêmicos apresentaram o resultado do trabalho realizado sobre a história e paixão pelo rádio e poesia do Poeta e Radialista Pedro Sampaio. Foi uma apresentação rica de conteúdos, apresentado pelo convidado.
                                                          Radialista Poeta Pedro 
O nosso companheiro e amigo Pedro Sampaio convidou alguns de seus amigos para enriquecer seu testemunhal, e lá presentes estavam o professor e categórico da língua Portuguesa, nada mais do que o reconhecido Cidadão fortalezense Sr. Marcelo Braga (reconhecido pela câmara municipal de Fortaleza pelo serviço prestado aos cronistas cearenses filiados a nossa gloriosa APCDEC), enriquecendo mais suas matérias repassadas aos ouvintes.

Dentre outros convidados o seu parceiro das noites de sábado no programa a Praça apresentado na Rádio Cidade 860-AM das 22hs. até meia noite, o repórter Jorge Noronha. Também presentes o radialista Evandro Soares e Adriano Ribeiro (Jornalista e Radialista com programa na FM Dom BOSCO 96,1). “Nesta relação, segundo o próprio Pedro Sampaio não poderia faltar seu amigo”, Jones Cavalcante, que foi apresentado aos acadêmicos como repórter esportivo, radioamador e servidor do IBGE.

Caros amigos leitores,  quero lhes dar um depoimento coerente e honesto de minha parte, eu, particularmente já sabia da trajetória e valor do amigo PEDRO SAMPAIO, mas os senhores precisam saber mais... como o nosso poeta ainda não chegou ao PICO EVEREST, mas onde hoje já se encontra é como se já estivesse no pico mais alto da cultura cearense.

É preciso que essa nossa sociedade tenha um pouco mais de conhecimento dos valores cearenses, precisamos de mais curiosidade dos nossos alunos de um modo geral, comprando livros, ou que as grandes editoras venham a doar para incentivá-los a leitura, para não cair no esquecimento de amanhã não saber folhear um livro isso porque existe a internet, deslumbrar no que escrevia os artistas cearenses. Ler um livro, é sempre bom e quando se fala de poesia e romance fica melhor, quem é o homem que não é apaixonado? E a paixão vem da sua sabedoria.

Essa atitude do amigo e radialista Gerardo Anezio, um dos acadêmicos da turma, de levar para sua sala de aula de universitários, com o apoio do Professor CARLINHOS PERDIGÃO, que se diga de passagem “Um baita comunicador educacional”, registro aqui neste relato que fiquei empolgado pela sua maneira de administrar uma sala de aula com a sua categoria de se expressar com seus alunos.

E falando de sala, onde contamos com os nossos futuros mestres para serem entregues a nossa sociedade, diria a quem teve a ideia de convidar o PEDRO SAMPAIO, foi um tiro certo no alvo da cultura cearense, não tenho dúvidas de que amanhã esses estudantes estarão se dirigindo à livraria na galeria Pedro Jorge loja 16 em busca do livro, MINHA NORDESTINIDADE ABRAÇANDO A POESIA, que traz as poesias e sonetos na cultura de um homem caucaiense.


Na ocasião da apresentação várias perguntas foram dirigidas ao Pedro, como da aluna VANUSA BRAGA estudante que emocionou toda sala ao lembrar o amigo e companheiro de sala (PUB-12) muito querido por todos,  perdido a pouco tempo de um ataque cardiovascular com menos de 50 anos. ERNANDO CASTRO, onde quer que ele esteja saberá que seus amigos de curso da FAC não irão lhe esquecer e já tomo a liberdade de sugerir que a turma PUB-12 da FAC denomine-se turma ERNANDO CASTRO “ERNANDO, O AMIGO IMORTAL” me desculpe os acadêmicos pela liberdade, mas sei o que é perder um grande amigo.  Ernando Castro que foi reverenciado e homenageado in-memoria, através de um soneto nascido na inspiração do Poeta Pedro Sampaio durante a apresentação e declamado a turma com o titulo: Sonho de jornalista, soneto este que levou à turma a viver uma forte emoção.  

Encerro essa matéria, mas parecida com um depoimento do que mesmo uma matéria jornalística com uma citação do Professor CARLINHO PERDIGÃO ao lembrar o Bispo emérito de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara. E uma estrofe de uma poesia de PEDRO SAMPAIO que exalta o professor.

Citação creditada a Dom Hélder Câmara Lembrado pelo Professor Carlinhos Perdigão:

“Se eu dou o PÃO aos pobres me chamam de anjo e de santo, se eu contesto as injustiças me chamam de comunista” (Dom Hélder) 

Estrofe da poesia/mote: Prá crescer a humanidade/precisa do professor. (PEDRO SAMPAIO).

Ainda pequeno, criança.

Precisamos para crescer

Descobri o ABC

Para acender a esperança

No aprendizado da lição

Com a fonte convicção

Nos passada com amor

E muita serenidade

Pra crescer, a humanidade.

Precisa do professor.  

Obs. este e muitas outras, vale conferir.

Indicação deste blog para você leitor.

                                                   “Faculdade Cearenses”

                                                              
As Faculdades Cearenses, fundadas no ano de 2002, com sede em Fortaleza, têm como missão contribuir para o desenvolvimento do País, especialmente do Estado do Ceará, por meio da qualidade do ensino ministrado, com base na qualificação de seu corpo docente, nas condições de trabalho e na infraestrutura física, material e econômica oferecidas à comunidade acadêmica.

Em sua trajetória, a instituição tem conquistado cada vez mais a respeitabilidade da sociedade cearense, implantando um novo conceito de desenvolvimento local e regional, através da oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária. Prima pela produção do conhecimento e aprendizagem competente, buscando a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão para a formação de profissionais competentes e atuantes. Confira no link. http://www.faculdadescearenses.edu.br/ Endereço: Av. João Pessoa 3884. Damas - CEP: 60425-680 - Telefone: (85) 3201-7000 - FORTALEZA (CEARÁ) 

Mas prá você chegar a FAC precisa de uma preparação e o caminho certo é o Professor Marcelo Braga. Vamos conhecer esse professor.


·         PGJ(Procuradoria Geral de Justiça);
·         Infraero;
·         Coopefono;
·         ABO;
Unimed; O professor Marcelo Braga é graduado em Letras - Português-Literatura pela Universidade Estadual do Ceará. Leciona as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Interpretação de Texto.
Autor da obra Redação: Teoria e Prática e do livro Facilitando o Estudo de Análise Sintática (fase final de produção).
Ministrou aulas nas maiores instituições de ensino particular nas turmas de ensino Médio e Pré-vestibular:
·         Colégio Sete de Setembro;
·         Colégio Lourenço Filho;
·         Santo Inácio;
·         Redentorista;
·         Geo;
·         Batista;
·         Colégio Irmão Maria Montenegro;
·         Dentre outros.
Atualmente, dedica-se, a maior parte de seu tempo, às aulas no Curso Professor Marcelo Braga, preparando para concursos públicos e vestibulares. O professor Marcelo Braga é consultor de Língua Portuguesa (Portugês Instrumental e Redação Oficial).
Já prestou consultorias nos seguintes órgãos:
·         Coelce;
·         Citeluz;
·         TRT;
·          
·         Assembléia Legislativa;
·         Capacitação de docentes;
·         Ministério Público;
·         Escola do Ensino Médio Maranhão;
·         APCDEC - Cronistas Esportivos do Estado do Ceará;
·         Dentre outros.
O Curso Professor Marcelo Braga trabalha especificamente com o ensino de Língua Portuguesa, Redação e Interpretação de Texto para concursos e vestibulares, além de Português Instrumental e Redação Oficial e Empresarial para empresas públicas e privadas. No mercado há mais de 20 anos, já se consolidou como sendo o melhor e mais completo curso preparatório nesta área.
De forma simples e objetiva, busca oferecer aos seus alunos um aprendizado consciente e direcionado, cujo objetivo é fazer o aluno atingir a meta esperada. Sob a direção do professor Marcelo Braga e supervisão da professora Elaine Braga, o Curso prioriza o bom relacionamento com o aluno, mantendo sempre um vínculo de respeito e amizade.
O Curso Professor Marcelo Braga está situado na Av. Júlio de Abreu, (continuação da Dom Luiz) 160 - Edifício HOT CENTER - Sala 701, Bairro Varjota, em Fortaleza-CE.

 






Nenhum comentário: