Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O homem e a comunicação

O QUE É RADIOAMADORISMO !
 
É uma pergunta que muita gente tem feito e eu, PT7-RU e PX7-B-1443 JONES CAVALCANTE, tenho orgulho de ser RADIOAMADOR e PX como também fazer parte da LABRE/CE, ainda mais quando se tem conhecimento que profissional como o conceituado repórter ERNESTO GEORGE da REDE GLOBO DE TELEVISÃO prefixado PU2-UZZ faz parte desta minha sociedade da comunicação. 

 Este ano de 2013 iremos completar a idade de Cristo, 33 anos no QAP da mais Charmosa rodada dos 11 metros, a "Rodadinha dos Apressados", na QRG 23-USB fundada pelo nosso mestre Sales, PT7-KP/PX7-B-0168 (criada em 26 de Outubro de 1980) e estamos até hoje segurando a onda na comunicação com os Macanudos(amigos) do rádioamadorismo todos os dias, de segunda a domingo das 06:00 às 06:30 da manhã.
A titulo de esclarecimento, quero deixar bem claro aos amigos... que a chegada da internet e do celular não vieram atrapalhar em nada as nossas jornadas de rodadas e aos contatos diretos e indiretos, pelo contrário, chegaram para somar, dando mais sustentabilidade e evolução em nossos bate papos. A  internet vem facilitando todo dia o nosso interagir na comunicação, aparecendo mais recursos para os nossos contatos via software, deixando o ether mais livre no espaço para facilitar os satélites que giram em torno do planeta terra.
 
Muitos destes recursos da internet facilitaram a vida de alguns companheiros que teria que colocar gigantescas antenas em suas casas ou apartamentos, que para alguns amigos (Macanudos), vem descaracterizou o radioamador. Radioamador que no passado faziam seus próprios equipamentos e antenas para manter seu hoby preferido, que tornou-se conhecido mundialmente ao ponto dos Estados Unidos com o crescimento da classe que evoluía no mundo, os senadores norte-americanos criaram em 13 de agosto de 1912 o Rádio Act. a primeira lei que regulamenta as comunicações de rádio no pais.
 
Veja relação de alguns radioamadores famosos, Jones Cavalcante tá no meio.
 
Akio Morita - Fundador da Sony - JP1DPJ - Silent Key
Amyr Klink - Navegador - PY2KAK
Jones Cavalcante- Servidor federal (IBGE)Cearense, Brasilieiro, Radialista e Radioamador PT7-RU
Anastasio Somoza - Ex-Presidente da Nicarágua - YN1AS - Silent Key
Arthur Collins - Fundador da Collins Radio - W0CXX - Silent Key
Barry Goldwater - Senador norte americano - W7UGA - Silent Key
Bhumibol Adulyadej - Rei da Tailândia - HS1A
Blaine Hammond - Astronauta norte americano - Piloto do ônibus espacial Discovery - KC5HBS
Carlos Menem - Ex-Presidente da Argentina - LU1SM
Carlos Ferreira - Executor da primeira operação de SSTV de Svalbard, EU-044 - JW9PJA
Chet Atkins - Guitarrista - WA4CZD - Silent Key
Curtis LeMay - General SAC USAF – W6EZV - Silent Key
Dennis Tito - Primeiro turista no espaço - KG6FZX
Dirk Frimout - Astronauta - ON1AFD
Edgar Roquette-Pinto - Pai da radiodifusão brasileira - SB1AG - Silent Key
Émile Lahoud - Ex-Presidente do Líbano - OD5LE
Francesco Cossiga - Ex-Presidente de Itália - I0FCG - Silent Key
George Pataki - Ex-Governador do Estado de Nova Iorque - K2ZCZ
Grégoire Kaylbanda - Ex-Presidente de Rwanda - 9X1A
Hassan II de Marrocos - Rei de Marrocos - CN8MH - Silent Key
Helen Sharman - Astronauta inglesa - GB1MIR
Howard Hughes - Piloto, engenheiro aeronáutico, bilionário excêntrico - W5CY - Silent Key
Hussein Talal - Rei Hussein da Jordânia - JY1 - Silent Key
* Jerry Linenger - Astronauta norte americano - KC5HBR
Joe Walsh - Guitarrista da banda americana The Eagles - WB6ACU
John Huston - Ator e diretor de cinema - 6UK - Silent Key
Joseph Hooton Taylor Jr. - Prêmio Nobel de Física 1993 - K1JT
Juan Carlos de Borbon - Rei de Espanha - EA0JC
Juscelino Kubitschek - Ex-Presidente do Brasil - PY1JKO - Silent Key
Keizō Obuchi - Ex-Primeiro Ministo do Japão - JI1KIT - Silent Key
Mamoru Mohri - Astronauta japonês - 7L2NJY
Marcos Cesar Pontes - 1º astronauta brasileiro - PY0AEB
Marco Antonio Fontoura Hansen - Geólogo - Primeiro radioamador a transmitir da Antártida[8] - PY3AEE
Marlon Brando - Actor - FO0GJ - Silent Key
Maximiliano Kolbe - Mártir - Santo da Igreja Católica - SP8RN - Silent Key
Noor Hussein - Rainha da Jordania - JY1NH
Owen Garriott - Astronauta norte americano - W5LFL
Patty Loveless - Cantora country - KD4WUJ
Paul Tibbets - Piloto do Enola Gay - K4ZVZ - Silent Key
Priscilla Presley - Atriz - N6YOS
Qaboos bin Said Al Said - Sultão de Oman - A41AA
Rachel de Queiroz - Escritora e romancista brasileira - PT7ARQ - Silent Key
Rajiv Gandhi - Ex-Primeiro Ministo da Índia - VU2RG - Silent Key
Reinaldo Leandro - Membro do Parlamento Andino - YV5AMH
Roger Mahony - Cardeal da Diocese de Los Angeles - W6QYI
Sako Hasegawa - Fundador da Yaesu - JA1MP - Silent Key
Scott Redd - Almirante Ex-Comandante 5ª Esquadra USN - K0DQ
Steve Wozniak - Fundador da Apple Inc. - WA6BND
Thor Heyerdahl - Membro da Expedição Kon-Tiki - LI2B - Silent Key
Tokuso Inoue - Fundador da Icom - JA3FA
Ulf Merbold - Astronauta alemão - DP3MIR
Walter Cronkite - Jornalista - KB2GSD - Silent Key
William Halligan Sr. - Fundador da Hallicrafters Co - W9WZE - Silent Key
Wilson Greatbatch - Criador do marca-passo - W2QBO - Silent Key
Yuri Gagarin - Cosmonauta russo - Primeiro homem a viajar pelo espaço - UA1LO - Silent Key

O Radioamadorismo é um passatempo científico, um meio de adquirir aptidão pessoal na fascinante arte da eletrônica e uma oportunidade de se comunicar com outros colegas amadores por meio de uma estação (transmissor/receptor) de rádio. O radioamadorismo utiliza as ondas de radiofreqüência como meio de propagação de mensagens, tendo como principal objetivo a evolução técnica das comunicações, estudo da propagação da onda no espaço, estudos do espectro eletromagnético em geral, aspectos geográficos em radiocomunicação, antenas e tudo que se relaciona à RF (radiofreqüência).

"DISTRIBUÍDOS PELO MUNDO AFORA, HÁ MAIS DE 500.000 RADIOAMADORES DESEMPENHANDO UM SERVIÇO QUE A LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL DEFINE COMO SENDO DE AUTO-APRENDIZAGEM, INTERCOMUNICAÇÕES E PESQUISAS TÉCNICAS, REALIZADAS POR PESSOAS DEVIDAMENTE AUTORIZADAS, QUE SE INTERESSAM PELA RADIOTÉCNICA COM OBJETIVOS ESTRITAMENTE PESSOAIS E SEM INTERESSE A LUCROS MONETÁRIOS"
Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de radioamador, nas freqüências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações, ou ITU como é conhecida internacionalmente). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.

O radioamadorismo em todo mundo é responsável pela propulsão de várias tecnologias e serviços que são muito comuns a todos nós, como por exemplo os sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de fornos de microondas.

Os sistemas de telefonia celular partem do mesmo princípio das estações repetidoras que são utilizadas pelos radioamadores, este sistema trabalha em duas freqüências diferentes (600 kHz para a faixa de 2 metros), uma para recepção e outra para a transmissão, só que as estações que fazem esta função na faixa de radioamador utilizam uma freqüência por vez (sistema simplex) e as para telefonia celular utilizam duas ao mesmo tempo (sistema duplex ou full-duplex), uma para quem fala e outra para quem escuta. Obviamente que hoje as famosas ERBs (Estação Rádio Base) de telefonia celular utilizam um sistema muito mais aprimorado que o descrito, mas a essência do funcionamento é o mesmo.

Os radioamadores no Brasil são licenciados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) que é o órgão responsável ligado diretamente ao Ministério das Comunicações.
Para ser habilitado é necessário que o interessado faça exames específicos para a classe a qual se habilita. Os exames tem diferente composição para cada classe. Por exemplo, nos exames para a classes A: radioeletricidade (70%), ética e técnica operacional (80%), legislação (80%) e telegrafia (125 caracteres de 250). Para a classe B: radioeletricidade (50%), ética e técnica operacional (70%), legislação (70%) e telegrafia (87 caracteres de 125). Para a classe C: ética e técnica operacional (50%) e legislação (50%). Finalmente para a Classe D: técnica e ética operacional (50%) e legislação (50%).

A legislação exigida nos exames são as normas vigentes que regem o serviço de radioamadorismo.
O radioamador pode adquirir seu equipamento no comércio ou então, o que é muito mais prazeroso e o objetivo de divulgação desta homepage, construir em casa sua estação de rádio, seja somente para recepção, transmissão ou ambos. Essa é a melhor parte do radioamadorismo, a descoberta, o espírito científico. Imagine como seria bom realizar um contato com outro radioamador com um equipamento que você mesmo construiu! Bem, não importa se o contato foi feito com seu vizinho ou com uma pessoa distante milhares de quilômetros, claro que quanto mais distante mais prazeroso será. Você encontra aqui alguns projetos de fácil construção, mãos à obra, pegue seu ferro de soldar, separe as peças da sucata e queime os dedos, não importa se você não tem conhecimentos de rádio, ninguém nasce com experiência, o importante é nunca desistir.
 
Pague a LABRE, ela é a sua representatividade na ANATEL.
Fotos do QTC da LABRE.

Nenhum comentário: