Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Metrôs voltam a circular na Capital e no Cariri

Desde dezembro de 2012, o equipamento do Cariri e a Linha Sul de Fortaleza estavam em manutenção preventiva
Moradores da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri que dependiam do metrô voltam a ser beneficiadas com o serviço a partir de hoje. A Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o Metrô do Cariri estavam em manutenção preventiva desde 24 de dezembro de 2012.
O período sem operações serviu para que fosse finalizada a energização de toda a via Foto: Alcides Freire

De acordo com o Metrofor, o período de manutenção na Linha Sul serviu para que fosse finalizada a energização de toda a via. Este procedimento é necessário para a passagem dos trens unidade-elétrica (TUEs). Com isso, será possível para o equipamento passar pelo percurso inteiro, que corresponde a 24,1 quilômetros, começando na Estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e indo até a Estação Chico da Silva, em Fortaleza.

Por questões de segurança, durante a energização, houve interrupção da concretagem das últimas estações que faltam ser entregues (a própria Chico da Silva e a José de Alencar). Estima-se que, com a conclusão do trabalho, as construções sejam entregues até o início de março.

No período em que ficou em funcionamento na Capital, cerca de 580 mil pessoas puderam aproveitar o equipamento se deslocando desde o município de Pacatuba até o Centro da Capital. Este trajeto era realizado pouco mais de meia hora. Em média, o metrô tem transportado sete mil passageiros por dia desde a inauguração da Estação São Benedito, em 24 de outubro.

No Cariri, onde há já ocorre a operação comercial, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) foram recolhidos para uma manutenção mais intensa devido ao funcionamento durante os três turnos e a um desgaste mais evidente. A via percorrida pelo metrô possui extensão de 13,6 Km. No decorrer do percurso, há nove estações, sendo cinco em Juazeiro do Norte e quatro no Crato. São elas: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti e Padre Cícero. O valor da passagem inteira é R$ 1,00; e a meia R$ 0,50.

A Linha Sul do metrô, ligando as cidades de Fortaleza e Pacatuba passa por 15 estações. São elas: em Fortaleza, Centro, Benfica, Porangabussu, Rodolfo Teófilo, Parangaba, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança e Aracapé; em Maracanaú, Alto Alegre, Acaracuzinho, Novo Maracanaú e Centro; e em Pacatuba, na Estação Vila das Flores.

Nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, por onde passa a Linha Sul, devido à retomada dos serviços, recomeça a operação assistida, que ocorre de 8h as 12h, de segunda a sexta-feira.

Já nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, será reiniciada a operação comercial, entre os horários de 6 e 20 horas, de segunda a sábado.

Mais informações:
Metrofor - Metrô de Fortaleza
Rua 24 de Maio, 60 - Centro
Fortaleza-CE
(85) 3101.7100
http://www.metrofor.ce.gov.br/

MAURÍCIO VIEIRAREPORTER Matéria da internet, http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1223465

Nenhum comentário: