Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Exposição em cartaz no Memorial da Cultura Cearense presta homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga

A exposição "O IMAGINÁRIO DO REI – VISÕES SOBRE O UNIVERSO DE LUIZ GONZAGA" está aberta à visitação no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra tem curadoria de Bené Fonteles e fica em cartaz até o dia 18 de agosto.
 
Esta exposição é uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do país dentro das comemorações do Ano Luiz Gonzaga com uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e obra de Gonzagão. Reune além das obras de arte criadas - quase todas especialmente para a mostra em varias técnicas e linguagens de expressão – fotografias, livros, CDs e quatro filmes que serão exibidos na exposição.

O Imaginário do Rei tem a participação de sete gravadores em xilogravura do Ceará como Francisco de Almeida, João Pedro do Juazeiro, Francorli & Carmem, José Lourenço, Arievaldo Viana e Cícero Lourenço que também ilustraram o livro, além dos escultores em madeira como DIN e Cícero Arraes de Juazeiro do Norte, Liara Leite do Eusébio com esculturas em cerâmica e as roupa de Seu Expedito Seleiro de Nova Olinda que fazia as indumentárias de couro para os shows de Gonzagão. Terá também a participação especial dos multi-artistas Narcélio Grud e Tércio Araripe de Fortaleza com instrumentos musicais criados especialmente para a mostra.

A exposição tem ainda a participação do fotografo Gustavo Moura com um grande ensaio fotográfico sobre o sertão gonzagueno e a contribuição dos artistas visuais: Christian Cravo, Elias Santos, Marepe, Fernando Coelho, Paulo Pereira, Maxim Malhado, José de Quadros, Bel Borba, Bárbara Tércia, Iuri Sarmento, Zuarte, Vicente Sampaio, Adenor Gondim, Ronaldo Fraga, Ayrson Heráclito, Ciça Fittipaldi, Leo Santana, Juraci Dórea, Sante Scaldaferri e Dona Benicia Pereira.

Na mostra serão projetados os filmes: Viva São João! de Andrucha Waddington, O Milagre de santa Luzia de Sergio Roizenblitz, O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria.

Para Bené Fonteles, Luiz Gonzaga é um dos cinco pilares da música popular brasileira ao lado de Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Tom Jobim que recriou a música nordestina junto com seus parceiros e a colocou numa dimensão brasileira e universal.

Bené Fonteles recebeu com a mostra O Imaginário do Rei o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte / MinC.

Serviço: "O IMAGINÁRIO DO REI – VISÕES SOBRE O UNIVERSO DE LUIZ GONZAGA" Salas 1 e 2 do Memorial da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Horário: terça a quinta-feira, de 9h às 19h (com acesso até às 18h30) sexta-feira, sábado, domingo e feriados, de 14 às 21h (com acesso até às 20h30)
• Durante a alta estação (1ª a 31 de julho) os museus vão funcionar de terça-feira a domingo, de 14 às 21h (com acesso até às 20h30)  Matéria completa no link com foto e tudo que tem direito confira,

http://www.dragaodomar.org.br/materias.php?pg=MCC3

Nenhum comentário: