Foto divulgação
O site The Onion é notório por suas notícias falsas, como o robô que ajuda você a consumir pornografia em paz, ou o serviço controverso do Google que sussurra propagandas durante ligações.
Só que muita gente ainda não consegue diferenciar entre fatos legítimos e textos de humor, especialmente no Facebook - mas a rede social acredita que pode ajudar.
Segundo o Ars Technica, o Facebook começou a rotular links do The Onion com a tag "sátira", para deixar tudo mais claro. No entanto, isso só aparece quando você clica no link do seu feed de notícias e depois volta para o Facebook. Então, a rede social exibe mais três artigos relacionados e a palavra "sátira" entre parênteses:
Um porta-voz do Facebook confirmou o teste ao Ars Technica: "Estamos executando um pequeno teste que mostra o texto "[sátira]" na frente de links para artigos satíricos, na seção de artigos relacionados no Feed de Notícias. É porque nós recebemos feedback de pessoas que queriam uma forma mais clara para distinguir artigos satíricos..."
O teste, que vem acontecendo há cerca de um mês, também está sendo aplicado a outros sites de notícias falsas. Mas aparentemente, o aviso só aparece para sites em inglês: ou seja, se algum conhecido seu acreditar no G17 ou Jornal VDD, melhor avisar que é brincadeira. Matéria vinculada neste link, http://tecnologia.br.msn.com/internet/facebook-testa-aviso-de-s%C3%A1tira-para-links-com-not%C3%ADcias-falsas
Nenhum comentário:
Postar um comentário