Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

sexta-feira, 28 de março de 2014

Horizonte completa 10 anos de profiossionalismo no futebol cearense.

Ontem (27/03) o Horizonte Futebol Clube completa 10 anos de profissionalismo. Vamos contar um pouco da história do Galo do Tabuleiro que se tornou um dos melhores times do estado no últimos anos.

1933 - 1989 - Tudo começou no ano
Fundador da nome ao atual estádio do Horizonte.
 de 1933 na localidade conhecida como Olho D'água do Venâncio (Atual município de Horizonte), os irmãos Horácio Domingos de Sousa e Joaquim Domingos Neto, juntamente com vários amigos fundaram o time do Horizonte FC. No início a equipe desafiava localidades vizinhas e disputava partidas em campos de terra batida. 

1989 - 2000 - O município de Horizonte/CE emancipou-se
HORIZONTE 1993.
 de Pacajús/CE em 1989, com isso veio o desenvolvimento e consequentemente o time do Horizonte FC se beneficiou. Foi criado o Campeonato Municipal de Futebol, o experiente Galo do Tabuleiro agora o time amador e acostumado a partidas amistosas por muitos anos, logo ganhou destaque e de cara foi tricampeão (89, 90 e 91). O time também ganhou mais 5 campeonatos municipais, tornando Octacampeão municipal.

2001 - 2002 - O time amador do Horizonte FC ganhava status de profissional, ao ser vice-campeão em torneios promovido pela AFAC entre municípios cearenses.

2004 - A FCF criou a conhecida 3° divisão estadual em 2004, o semi-profissional Horizonte viu ali a oportunidade de sair do amadorismo, e então em 27/03/2004 foi fundado oficialmente o Galo do Tabuleiro. A equipe entrou no torneio início da 3° divisão e não deu outra, foi vice-campeão porém não subiu a segundona quando disputou o quadrangular final.

2005 - Atropelou todo mundo e finalmente subiu para 2° divisão estadual

2006 - 2007 - Em 2006 o Galo disputou a segunda divisão, 
HORIZONTE 2006
porém um pênalti não marcado atrasou em mais um ano a sua ida para a primeira divisão. Em 2007 com jogos históricos no lendário Clenilsão, o Galo do Tabuleiro atropelava todo mundo chegou a fazer 7x3 no Limoeiro sendo essa uma das suas maiores goleadas na história.

HORIZONTE 2007
Por fim o time conquistava seu primeiro grande título o de Campeão Cearense da 2° divisão. E começava ali cham a atenção da mídia estadual, isso com apenas 3 anos de fundação, mas com uma experiência de 15 anos no amadorismo.

2008 - 2009 - A ascensão horizontina era apenas uma promessa recém chegada da divisão inferior, então era o teste de fogo o novato Horizonte tinha que provar que não era só promessa e sim realidade, para isso começou sua pré-
HORIZONTE 5x1 CEARÁ
 temporada ainda em Novembro de 2007. Sua estreia 'não podia ser pior' o mais tradicional time do estado, o Ceará era seu primeiro jogo da vida na primeira divisão estadual em 2008, marcado para o dia 05/01/08 no Estádio Clenilsão, que foi tomando por torcedores do time da capital. Acanhando os torcedores locais com direito a confusão e até tiros fora do estádio, nada disso tirou a concentração do Galo,
GALO NA SÉRIE C 2008
 foram 1,2,3,4 e 5 gols deixando os torcedores que invadirá o Clenilsão pasmos. Alias o time não perdeu em casa, chegou as semifinais de turnos mas não conquistou nenhum. Terminou em 3° lugar e foi pro Brasileiro Série C ainda em 2008, 
inexperiente o Galo só foi passear e acabou sendo eliminado com apenas 1 vitória, ainda em 2008 o Estádio Domingão foi inaugurado com um amistoso entre Horizonte 3x0 Ceará. Em 2009 o time passou sustos e fez uma campanha muito irregular na primeira divisão terminando apenas na sétima colocação do estadual.

2010 - O Galo passou por uma reformulação, e voltou a ser competitivo não conseguiu exito no Cearense apesar de chegar nas semifinais, mas conseguiu seu segundo título importante a Taça Padre Cícero, no mesmo ano conquistamos também a primeira Taça Fares Lopes, segundo título mais importante do Ceará. 

GALO COMEMORA O EMPATE DIANTE DO FLA.
2011 - 2014 - Pode ser considerado os anos com os maiores feitos do Horizonte, no estaduais o Galo chega novamente as semifinais sempre faltando o último passe para chegar a uma inédita final, o sucesso veio com o bicampeonato da Taça Fares Lopes de 2011, antes disso o Galo fez história na sua primeira Copa do Brasil, na estreia enfrentou o ASA/AL aplicando 3 a 1 em casa e um heroico empate por 3 a 3 em Arapiraca/AL com direito a gol olímpico de Elanardo. Depois veio a equipe do Guarani de Campinas, no primeiro duelo deu 1 a 1 já no segundo no Brinco de Ouro, Diego Palhinha fez um gol digno de placa arrancando da defesa. No final a partida terminou 2 a 2 eliminando o time paulista no ano de seu centenário. Na oitavas tinha o Flamengo pela frente com Ronaldinho Gaúcho e cia, todos esperavam uma super goleada porém o Galo foi arisco com Siloé que saiu driblando desde o meio campo e sofreu pênalti, o Horizonte empatou em pleno Engenhão por 1 a 1. No jogo da volta o Galo titubeou e perdeu por 3 a 0. Em 2012 veio o título da Padre Cícero o que é o bicampeonato do time. E mais uma honrosa participação na Copa do Brasil, na estreia venceu o América-RN por 2 a 0 na
HORIZONTE X PALMEIRAS
 volta perdeu pelo mesmo placar, e nos pênaltis venceu por 4 a 2. Pela frente o Palmeiras no Domingão, o time saiu na frente com Mateus porém tomou a virada e por 3 a 1 e foi eliminado na segunda fase da competição. Nesse mesmo ano o Galo retornou ao Brasileiro, montou um super time contando até com Clodoaldo, mas uma campanha recheada de empates fez o Galo sair precocemente. Em 2013 finalmente o Horizonte conquistou um turno de estadual, foi a primeira fase e garantindo a Copa do Brasil de 2014, no restante o time ficou inativo. Agora esse ano de 2014 ainda está para acabar o que o Galo vai aprontar ? ainda não sabemos! mas já registramos uma vitória histórica sobre o Fluminense por 3 a 1 no Domingão.

E que venham os próximos 10 anos! #BoraGalo Materia vinculada no blog do gala do tabuleiro. www.horizontefutebolclube.blogspot.com.br

Nenhum comentário: