Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mandega: 'Somos o pais que menos cresceu entre todos os paises do mundo nesse terceiro trimestre' afirmou o ministro.

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, atribuiu aos ajustes feitos pelo IBGE no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro e segundo trimestres, o baixo crescimento da atividade econômica no terceiro trimestre. O PIB decresceu 0,5% entre julho e setembro, em relação ao trimestre anterior.

Segundo Mantega, a revisão do PIB feito no segundo trimestre colocou o Brasil em primeiro no ranking dos países que mais cresceram entre aqueles que compõem o G-20 (vinte economias mais desenvolvidas do mundo) e entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Já no terceiro trimestre, o efeito foi contrário.

Para ele, a concentração do crescimento no segundo trimestre, que passou de 1,5% para 1,8% com os ajustes, dificultou o crescimento da economia no terceiro trimestre ao ano. Isso deve se reverter nos três últimos meses do ano, que deve ter PIB positivo, afirmou o ministro.

- O consumo e atividade econômica estão aumentando. Devemos ter um resultado positivo no quatro trimestre - disse Mantega.

O ministro disse também que a queda de 3,5% no desempenho da agropecuária já era esperada e reflete o período de entressafra. Mas isso não deve se repetir no próximo trimestre. De acordo com o ministro, um crescimento anual de 2,3% do PIB brasileiro é o que mais se aproxima da realidade hoje.

- Estamos crescendo de acordo com a economia mundial. A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, que deve continuar nos próximos trimestres - afirmou.

Ele defendeu que ainda é possível que o PIB do país cresça 2,5% neste ano.

- Recuperação talvez não seja na velocidade que gostaríamos - afirmou a jornalistas o ministro ao comentar o resultado do PIB no terceiro trimestre deste ano, com retração de 0,5%. Materia vinculada no Jornal o Globo confira,

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mantega-somos-pais-que-menos-cresceu-entre-todos-os-paises-do-mundo-nesse-terceiro-trimestre-10953047#ixzz2mRHbUmCz
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: