Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia de Festa para os Estatisticos do IBGE/CE 77 anos

Dia 29 de Maio se comemora o dia do Estatístico o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Ceará que tem como representante o Sr. Francisco José Moreira Lopes, vai apresentar aos convidados a pesquisa de clima realizada na UE/CE pela GRH.
E ao mesmo tempo parabenizar seus companheiros de trabalhos que prestaram e prestam seus conhecimentos a essa unidade Estadual, com lançamento dos livros História de Vida e entrega de comendas:
2.1. José Jerônimo Ribeiro Dias (in memoriam) – História de Vida (servidor
aposentado do IBGE/CE) – Série História de Vida dos servidores do IBGE/CE,
volume 9

2.2. Raimundo Pereira da Silva (in memoriam) – História de Vida (servidor
aposentado do IBGE/CE) – Série História de Vida dos servidores do IBGE/CE,
volume 10

3 Homenagem da Unidades Estadual do IBGE no Ceará pelo transcurso do centenário de nascimento do Ex-
Delegado do IBGE no Ceará, Francisco Cronje Bezerra da Silveira (nascido em 05.03.1913).

4 Homenagem aos servidores do IBGEUE/ CE com 10 anos, 30 anos e 40 anos de serviços prestados ao IBGE,
e aos aposentados, abaixo relacionados.

4.1. DEZ (10) ANOS DE IBGE
4.1.1. Benedito Silveira da Costa
4.1.2. Cristina Santos Nevoa
4.1.3. Daniele Viana de Araújo
4.1.4. Geraldo Santos Landovsky
4.1.5. Hélder Pita Rocha
4.1.6. José Augusto Faes
4.1.7. Luciano Oliveira Vieira
4.1.8. Nélio Álvaro de Macedo Filho
4.1.9. Rita de Cássia Alencar
 
4.2. TRINTA (30) ANOS DE IBGE
4.2.1. Abel Ramalho da Costa Filho
4.2.2. Antônio Carlos Rodrigues
4.2.3. Cícero Pereira de Oliveira
4.2.4. José Carlos Mesquita
4.2.5. José Firmino da Silva
4.2.6. Julio Marcus Vinicius F. Coelho
4.2.7. Osvaldo de Araújo Filho
4.2.8. Raimundo Rogaciano Montenegro

4.3. QUARENTA (40) ANOS DE IBGE

4.3.1. Antônio Teixeira Neto
4.3.2. Francisco Roberto M.atias Moraes
4.3.3. José Alberto Façanha
4.3.4. José Orion de Vasconcelos
4.3.5. José Roberto Bezerra Tavares
4.3.6. Raimundo Nonato Barros C. de Macedo

4.4. HOMENAGEM ESPECIAL AOS APOSENTADOS

4.4.1. Antônio Maurício Lins de Carvalho
4.4.2. Armando Antônio de Azevedo M. da Silva
4.4.3. Cristiano Queiroz de Aguiar
4.4.4. Francisco Damasceno Vieira
4.4.5. Francisco José Ferreira
4.4.6. Francisco Otávio Cunha Pires
4.4.7. Francisco Rafael Sobrinho
4.4.8. José Dálcio Lima Nogueira
4.4.9. Pedro Alberto F. de Castro
4.4.10. Raimundo Gomes dos S. Filho
4.4.11. Raíssa Maria de Freitas
Os parabéns da direção da UE/CE
a todos os servidores pelo
transcurso do dia do Estatísticos e
do Geógrafo e da Fundação do IBGE.

IBGE faz 77 anos e comemora reconhecimento nacional e internacional

Hoje dia 29 de maio (quarta-feira), o IBGE comemora 77 anos de atuação em prol da construção da cidadania brasileira, através da produção e disseminação de informações sobre a realidade do país. O instituto iniciou suas atividades em 1936, ainda com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo entre seus objetivos articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no país àquela época. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para saber mais sobre a história do IBGE, visite o site da Memória Institucional, http://memoria.ibge.gov.br.

Entre maio de 2012 e o fim deste mês, o IBGE terá realizado 225 divulgações entre resultados de indicadores conjunturais, pesquisas estruturais e especiais e produtos de geociências – quase dois lançamentos a cada três dias. A coroação desse trabalho cotidiano de produção de informações geocientíficas e de estatísticas demográficas e econômicas se materializa nos inúmeros prêmios que o instituto e seus funcionários receberam no último ano e na sua inserção internacional cada vez maior, que culminou, em abril, na eleição do Brasil para a Comissão de Estatísticas da ONU, mais representativo organismo internacional nessa área.

Como forma de compartilhar o aprendizado da bem-sucedida operação do Censo Demográfico 2010, o IBGE está repassando conhecimentos técnicos, logístico-operacionais e tecnologia para outros países. Colaborou com a realização do Recenseamento de População e Habitação de São Tomé e Príncipe; está auxiliando no planejamento e atualização da base cartográfica para a realização do Censo Demográfico do Haiti; e emprestou 20,2 mil computadores de mão para a operação censitária no Senegal.

No cumprimento de sua missão institucional, o IBGE mantém aprimoramentos constantes. Neste ano, além de dar continuidade à atualização da metodologia do Sistema de Contas Nacionais e à implantação das pesquisas domiciliares contínuas (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – e Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF), o instituto passa a divulgar a Pesquisa Mensal de Serviços e planeja, em convênio com o Ministério da Saúde, obter o mais completo raio-X das condições de saúde dos brasileiros, por meio da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS. Merecem ainda ser mencionados a divulgação, em 2013, da primeira edição da Pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros – ESTADIC 2012; o projeto de ampliação da cobertura do Sistema Nacional de Índices de Preços (SNIPC) para outras regiões metropolitanas; os testes visando à incorporação da Indústria Extrativa ao Índice de Preços ao Produtor – IPP; e os testes da Pesquisa Nacional da Atividade Agropecuária – PNAG, no âmbito da implantação do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias – SNPA.

O ano de 2013 também marca quatro décadas da atuação do IBGE na área ambiental. Em 1973 era criada a Superintendência de Recursos Naturais, atual Coordenação de Recursos Naturais (CREN), da Diretoria de Geociências (DGC), cujos estudos contribuem para consolidar a atual posição brasileira na linha de frente das discussões mundiais sobre meio ambiente e para orientar políticas de preservação. Hoje, o IBGE está à frente, por exemplo, dos debates, no Brasil, sobre as Contas Econômicas Ambientais, coordenando o Comitê das Contas da Água.

Com o intuito de disseminar cada vez mais o conhecimento geoespacial, o IBGE também continua investindo na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE - www.inde.gov.br), para torná-la mais completa e acessível ao público mais amplo possível. Uma das soluções criadas pela Diretoria de Informática, que permite às instituições produtoras de dados georreferenciados disponibilizá-los na INDE para toda a sociedade (o Visualizador da INDE, ou VINDE), foi premiada como um dos projetos do governo que melhoraram os serviços prestados à população.

Ainda na área de Tecnologia da Informação (TI), entre outros prêmios, o IBGE também foi um dos vencedores, em novembro do ano passado, do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. A experiência premiada destacou-se, entre outros fatores, por fortalecer a proteção da rede de computadores do instituto, que busca sempre atingir altos graus de segurança dos seus bancos de dados, garantindo o sigilo das informações estatísticas, sua confiabilidade e sua divulgação transparente e democrática.

Outro aniversário comemorado em 2013 foi o de 60 anos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, instituição federal de ensino superior integrada ao IBGE. Além da perspectiva de implementar seu Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas em 2014, a primeira faculdade de estatística do Brasil teve, no fim do ano passado, um de seus pesquisadores, Pedro Luis do Nascimento Silva, eleito presidente do Instituto Internacional de Estatística (ISI), a maior organização internacional de estatísticos e interessados em estatística, com status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

À medida que celebra o reconhecimento pelo que foi realizado nesses 77 anos, o IBGE também se prepara para encarar os desafios por vir. Nesse sentido, o Planejamento Estratégico 2012-2015 funciona como um plano de voo para o IBGE do futuro, estabelecendo ações e metas a serem realizadas nos próximos anos, para assegurar a qualidade do trabalho do instituto. Com o mesmo objetivo, o IBGE recebeu autorização para a contratação, por meio de concurso público, de 440 novos funcionários, que deverão reforçar as equipes do instituto em todo o país.

É também com o olhar no futuro e na comunicação cada vez mais estreita com a sociedade brasileira que o portal do IBGE na Internet está em constante atualização, para se tornar um canal cada vez mais funcional e amigável. Em dez anos, o número de usuários do site passou de 320 mil para 2,6 milhões por mês. Com esse mesmo espírito, o IBGE também busca consolidar sua participação nas redes sociais. O perfil oficial do instituto no Twitter (http://twitter.com/ibgecomunica), iniciado em 2010, conta atualmente com cerca de 34 mil seguidores, e a página no Facebook (http://www.facebook.com/ibgeoficial), inaugurada em novembro de 2012, já tem 7,7 mil fãs.

Dessa forma, mantendo seus padrões de excelência, confiabilidade e transparência, o IBGE pretende continuamente ampliar sua produção e cumprir sua missão de retratar o Brasil, ajudando o país a se conhecer mais e cada vez melhor. Matéria vinculada da sala de imprernsa

http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2389


                                                                                                   Comunicação Social 27 de maio de 2013

 

Nenhum comentário: