Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

'Pude enfrentar a fronteira do meu país sem problemas', diz blogueira

Yoani Sánchez chegou a Salvador e seguiu para Feira de Santana.
No hotel onde está hospedada ela falou com a imprensa por 10 minutos.

Em sua chegada a Feira de Santana, na Bahia, a blogueira cubana Yoani Sánchez recebeu a imprensa por cerca de 10 minutos no hall do hotel onde está hospedada.

Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro.

Em conversa com o G1, ela explicou as primeiras impressões em solo brasileiro. A blogueira recebeu de presente uma boneca, lembrança da Bahia.

"Tudo está saindo muito bem. Sem dificuldades, pude atravessar a fronteira do meu país. Fiz uma escala no Panamá, muito emotiva, com gente me reconhecendo, gente de toda parte... da Venezuela, do Peru, gente de toda América do Sul. Depois cheguei ao Brasil com muitoas emoções positivas, com amigos e afetos. Na saída do aeroporto de Recife fui recebida por abraços de um lado e de insultos por outro lado. Isso foi muito lindo, porque essa foi minha impressão do que é viver a democracia", completou.

"Eu já devia ao Brasil minha primeira visita fora de Cuba depois de tanto tempo, porque aqui estão as pessoas que mais se esforçaram para que eu pudesse viajar. E eles utilizaram todos os caminhos, as redes sociais, a internet, a imprensa, o governo, as relações exteriores. Eu devia aos brasileiros o agradecimento direto, pessoal, dizer obrigado por terem me feito viajar. Por isso o Brasil e a Bahia foram os escolhidos como início da viagem"

A cubana chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, por volta das 8h50 desta segunda-feira (18). Ela foi recebida por um grupo de cerca de 30 manifestantes da União da Juventude Socialista. Ela deixou o aeroporto sem passar pelo saguão de desembarque e sem falar com os jornalistas e seguiu direto de carro para Feira de Santana, com o amigo e cineasta baiano Dado Galvão, que a recepcionou no Recife. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda. Tem mais matéria da blogueira Cubana confira no link

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/02/pude-enfrentar-fronteira-do-meu-pais-sem-problemas-diz-blogueira.html

Nenhum comentário: