Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ALIMENTOS PARA COLESTEROL ALTO – LDL

Cuide da sua saúde, uma dica da RWRC 
 
Alguns alimentos para colesterol alto são tidos como eficazes na diminuição das concentrações de gorduras no organismo. Eles são pobres em gorduras, ajudando a reduzir o chamado colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL). Entre eles, está o abacate, rico em gordura monoinsaturada, que auxilia nas taxas do HDL. Já o alho conta com compostos sulfurados, que diminuem a pressão arterial e as taxas de LDL, além de evitar que o colesterol grude nas paredes das artérias.
 

Enquanto isso, a cebola reduz a obstrução dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras. A aveia é outro alimento para colesterol alto, pois é rica em fibras solúveis, as quais impedem o colesterol ruim de chegar à corrente sanguínea. Por sua vez, o azeite de oliva possui doses altas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda aumenta os níveis de HDL. Ele também tem substâncias fenólicas que evitam a oxidação do colesterol, o que facilita a criação de placas de gordura.

 

Outros alimentos para colesterol alto é o feijão, que também possui fibras solúveis que auxiliam na remoção do colesterol ruim; as frutas cítricas, como kiwi, morango, goiaba e laranja, que tem vitamina C, responsável por fortalecer as paredes das artérias e combater as placas de gorduras; e o leite desnatado, que oferece menos gordura e mais cálcio. Já a linhaça rica em ômega 3 evita o colesterol ruim; e as oleaginosas, como as amêndoas, nozes e castanhas, possuem gorduras monoinsaturadas.

O pão Integral é outro entre os alimentos para colesterol alto, porque contém muitas fibras, que além de benefícios diversos proliferamas bactérias no intestino, que facilitam o seu funcionamento. Algumas bactérias bem nutridas ajudam também a manter bons níveis de gorduras na circulação. Outra dica para que o seu colesterol ruim não aumente e o bom mantenha um nível saudável é tomar suco de uva, que possui resveratrol, substância que tem função oxidante, e comer tomate, que além de fibra possui delicopeno, com propriedades antioxidantes. A melancia e a goiaba também possuem esse elemento e podem ser boas substitutas já que o tomate em culturas convencionais é o alimento que mais recebe agrotóxico.



Nenhum comentário: