Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Domingo é dia de arePenTar negrada.

Este

blog e a RWRC Tem uma oPinião formada, não voTe em BRANCO e nem ANULE seu voTo, você voTando Para seu candidaTo, amanhã você Tem como cobrar do vencedor. Obs. que Tem ParTidos e Tem ParTidos.

Veja essa matéria completa no link ni final desta postagem,

Voto-desalento

JOSÉ DE SOUZA MARTINS é sociólogo e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Dentre outros livros, é autor de Exclusão Social e a Nova Desigualdade (Paulus, 2012); Reforma Agrária: o Impossível Diálogo (Edusp, 2002); A Sociedade Vista do Abismo – Novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais, (Vozes,  2012); A Política do Brasil Lúmpen e Místico (Contexto, 2011); "Between Blind Justice and Skeptical Justice: Lynching in Brazil", in  Sir Roy Calne e William O'Reilly, Scepticism: Hero and Villain, Nova Science Publishers, Inc., New York, 2012, cap. 26. Publicado em O Estado de S. Paulo [Caderno Aliás, A Semana Revista], Domingo, 14 de outubro de 2012, p. J4.

A título apenas de reparar uma estranha omissão na divulgação dos resultados das eleições no primeiro turno, por parte da midia, disponibilizo o resultado final, completo, do pleito, para Fortaleza:

1º colocado:  Abstenções, votos nulos e em branco - 361.211 votos
2º colocado:  Elmano - 318.262 votos
3º colocado:  Roberto Claudio - 291.740 votos

Este mesmo tipo de resultado ocorreu, por exemplo, em Sao Paulo:

1º colocado:  Abstenções, votos nulos e em branco - 2.490.513 votos
2º colocado:  José Serra - 1.884.849 votos
3º colocado:  Fernando Haddad - 1.776.317 votos

Isto aconteceu da mesma forma em Salvador, e de forma semelhante (Abstenções, votos nulos e em branco em segundo lugar)  em quase todas as capitais do Brasil, o que sugere uma crise do sistema político como um todo: uma parcela ponderável dos brasileiros está tendo seus direitos políticos cassados por falta de um sistema partidário que dê efetivamente conta do que a representação política deveria refletir.

  Sugiro a leitura do artigo do sociólogo José de Souza Martins, professor da USP, no endereço a seguir: http://espacoacademico.wordpress.com/2012/10/20/voto-desalento/

Nenhum comentário: