Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARABÉNS AOS MEUS COMPANHEIROS RADIALISTAS


Já recebi hoje alguns parabéns pelo dia do radialista, agradeço o carinho dos amigos que lembram da data e também parabenizo os companheiros de profissão. Só peço educadamente licença para uma correção e um esclarecimento rápido.
Hoje, dia 21/09 não é oficialmente o Dia do Radialista.
A partir de 1945, começou a ser comemorado o Dia do Rádio (ou da Radiodifusão), e o Dia do Radialista juntos no dia 21 de Setembro. Isto, porque um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas neste dia, fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.

Porém nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de emissoras lá reunidos, decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado O Dia da Radiodifusão. Escolheram então 25 de Setembro, dia em que nasceu Roquette-Pinto (médico, antropólogo e professor, nascido em 1.884, ''pai'' da radiodifusão no Brasil).
Desde então comemorou-se em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 deste mesmo mês o Dia do Rádio (ou da Radiodifusão). Citei comemorou-se, porque em 24 de julho de 2006, o decreto LEI Nº 11.327, Instituiu o Dia do Radialista em 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
portanto o correto é comemorar-mos:
Dia do Rádio (ou da Radiodifusão) - 25 de Setembro
Dia do Radialista - 7 de Novembro
e hoje 21 de Setembro, o Dia da Árvore!
A profissão de radialista, foi regulamentada pela LEI Nº 6.615, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1978, assinada por ERNESTO GEISEL e compreende:
O empregado de empresa de radiodifusão que exerça uma das funções:
I - Administração;
(especializadas às empresas de radiodifusão)

II - Produção;
a) autoria;
b) direção;

c) produção;

d) interpretação;

e) dublagem;

f) locução

g) caracterização;

h) cenografia.

III - Técnica;
a) direção;
b) tratamento e registros sonoros;

c) tratamento e registros visuais;

d) montagem e arquivamento;

e) transmissão de sons e imagens;

f) revelação e copiagem de filmes;

g) artes plásticas e animação de desenhos e objetos;

h) manutenção técnica.

Algumas funções hoje em dia não existem mais no trabalho em rádio, considerando que este decreto é de 1978, época em que a dramaturgia da radio-novela era mais comum. Me orgulho desta profissão, já passei por no mínimo três destas funções em rádios, e agradeço novamente os parabéns de consideração pelo dia 21.

Nenhum comentário: