Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

domingo, 25 de setembro de 2011

APCDEC–CE, MANIFESTA-SE EM DEFESA DO FUTEBOL CEARENSE

Confira a carta publicado no site da Associação,
do Sr. Edilson Alves.

"Ao Exmo Sr. 
RUBENS APPROBATO MACHADO 
DIGNO PRESIDENTE DO STJD/RJ 

Senhor Presidente, 


A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará(APCDEC) diante de tudo que vem sendo dito do jogo entre Fortaleza Esporte Clube e Clube de Regatas Brasil, realizado em 17.09.2011, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE, não pode ficar silente, afinal não se fala de outra coisa na crônica esportiva local e nacional. 

O que nos assusta enquanto cronistas, diaristas do futebol, estudiosos do esporte bretão, é a forma leviana e cruel com a qual setores da imprensa vem, irresponsavelmente, tratando do caso. Por acaso não vivemos nós em um Estado Democrático de Direito? Não mais vigora no direito brasileiro o princípio da presunção de inocência? Restou revogado o axioma de que "o ônus da prova compete a quem alega"? 

O Fortaleza Esporte Clube através de seus atletas ou dirigentes não agiu, em momento algum durante o jogo, de maneira contrária à ética desportiva, como querem fazer crer alguns. E não fazemos essa veemente afirmativa "por ouvir dizer" ou tendo por base "matérias" implantadas. O fazemos porque a APCDEC estava presente à partida em questão, e mais, em posição privilegiada, à borda do campo de jogo, como lhe assegura o RGC/CBF e o REC da Série C. 

A todos os cronistas que estavam à borda do campo uma única impressão restou: o jogo foi limpo, dentro das normas do esporte; dentro da moralidade desportiva; sem qualquer violação de ordem ética. Sim, o jogo foi tenso,"catimbado", com provocações mútuas entre atletas de ambas as equipes, mas não houve, em momento algum, qualquer atentado contra a moral ou a ética no desporto. 

Não bastasse a presença maciça dos cronistas cearenses à borda do campo de jogo, a diretoria da APCDEC, dada a importância do jogo, se fez presente ao PV naquela tarde noite. Nosso Vice-Presidente, Alano Maia; o Diretor Financeiro, Morais Filho; e o Presidente do Conselho Fiscal; Fran Nogueira estavam presentes e, desprovidos de cores clubísticas - até por que o signatário desta e Presidente Edilson Alves da APCDEC é simpatizante, torcedor, do Ceará Sporting Club – atestam, a uma voz só: o jogo foi limpo. 

Isso posto, Senhor Presidente, a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará vem manifestar sua solidariedade, plena e irrestrita ao Fortaleza Esporte Clube, repudiando os abjetos ataques que vem vitimando o Tricolor de Aço do Pici, o que o faz, não por bairrismos ou por uma paixão clubística que não existe no caso concreto, mas sim, o faz, porque é dever da imprensa levantar a voz contra a injustiça, é dever de uma imprensa responsável e livre erguer a voz em favor dos inocentes. 

Atenciosamente, 

Fortaleza/CE, 26 de setembro de 2011. 

Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará 
                                                  Edilson Alves 
                                                "PRESIDENTE"

http://apcdec.wordpress.com/2011/09/24/apcdec-envia-ofcio-ao-presidente-do-stjd/

Este blog parabeniza o Presidente pela manifestação em defesa da classe.

Nenhum comentário: