Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

IBGE DIVULGA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA OS RESULTADOS DO CENSO/2010

SR. LOPES DIVULGA OS RESULTADOS DO CENSO 2010

Aconteceu nesta sexta-feira (10 de dezembro de 2010), no auditório deputado Manuel de Castro na Assembléia legislativa, a última reunião da Comissão Censitária Estadual-CCE, abordando os resultados sobre o censo/2010, onde o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Ceará, Sr. Francisco José Moreira Lopes, esclareceu para os senhores prefeitos e representantes dos municípios presentes e demais instituições os detalhes de apuração do censo/2010.

AUTORIDADES PRESENTES NA REUNIÃO DA CCE

A reunião foi mais a título de esclarecimento dos números apurados dos 184 municípios do estado do Ceará, tendo alguns prefeitos feitos reivindicações por se sentirem prejudicados em determinados municípios onde perderam um percentual de habitantes e conseqüentemente no “FPM” que é repassado pelo governo federal.

PREFEITOS, AUTORIDADES E REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES

A migração da população dos pequenos municípios do estado foi a razão que mais influenciou na contagem geral na perda de repasse do “FPM”. a escassez das chuvas neste ano foi a principal razão desta migração, onde seus moradores não tinham como plantar para suas sobrevivências e paralelamente fazer girar o dinheiro nas suas cidades, o resultado era apelar para novos rumos à procura do sustento da família.

Outra razão da diminuição da população de um modo geral, de acordo com dados mostrados pelo Sr. Lopes, foi a redução de natalidade, pois as mulheres atualmente optam em ter um número de filhos bem menor em comparação com outras décadas.

Uma outra reivindicação por parte das autoridades presentes, era o fato do município “x”, continuar dando apoio social em determinadas localidades ou distritos que pertencem ao município na divisa territorial, e que, não é assistido pelo município de origem trazendo despesas extras para o município que presta apoio social.

Autoridades presentes que passavam por situações similar solicitavam ao Sr. Lopes, que o IBGE reconhecesse o serviço prestado pelo Governante municipal e que a população servida fosse contada para o referido município. O representante maior do IBGE no Ceará declara que nada mais poderia fazer para ser revertida a situação, já que para o IBGE o fato já estaria concluído, caberia agora a Dra. Lana do IPECE, junto com os deputados fazerem uma correção na demarcação e posteriormente quem sabe, um plebiscito para saber se quer pertencer ao determinado município que é assistido, e ai sim, o IBGE no próximo censo, faria seu trabalho em cima da determinada descrição. Visto que o IBGE retrata a realidade da nossa sociedade.

Dando continuidade aos esclarecimentos, o Sr. Lopes falou das dificuldades encontradas pelos recenseadores ao visitar os domicílios e não conseguindo êxito em algumas entrevistas, por motivos destes domicílios encontrarem-se fechados após várias visitas do recenseador e conseqüentemente não conseguindo contactar com os moradores.

O Sr Lopes fez os agradecimentos a todos os membros pela participação, colaboração e parceria ao longo dos trabalhos censitários e em seguida entregou os certificados de participação da CCE, oriundos da coordenação geral do censo no rio de janeiro (COC) aos membros presentes e os ausentes receberão posteriormente em seus municípios e/ou instituições.

Estiveram nesta reunião os Servidores do IBGE.

JOSEMAR TINÉ DE OLIVEIRA (COORDENADOR OPERACIONAL CENSO 2010)
NILO SÉRGIO ALBURQUERQUE(COORDENADOR DE DIVULGAÇÃO CENSO 2010)
RENATA VERAS MOTA (ANALISTA CENSITÁRIA 2010)
ANA LUIZA (ANALISTA CENSITÁRIA CENSO 2010)
TEREZA LUZ(COORDENADORA DAS COMISSÕES CENSO 2010)
AURIANE COSTA (AGENTE CENSITÁRIA ADMINISTRATIVO)
JONES CAVALCANTE(APOIO TÉCNICO FOTOGRÁFICO CENSO 2010)
As entrevistas implicaram no recenseamento da população por meio de três métodos: entrevista presencial, questionário pela Internet e, por fim, a estimação do número de moradores em domicílios fechados.
O ibge espera que os dados coletados sirvam de base para o planejamento público e privado, em favor da melhoria das condições de vida da sociedade cearense.

Confira os principais dados:


ASSEMBLÉIA DIVULGA A REUNIÃO VEJA O LIMK
http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=

Nenhum comentário: