CRIAÇÃO DE RÁDIOS WEB,S

DJAIR NOGUEIRA 85-985009910

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mineiro disputado por 2 mulheres é resgatado no Chile

Yonny Barrios acena após ser resgatado
Foto: AFP

Yonni Barrios, 50 anos, foi o 21º dos 33 mineradores soterrados desde o dia 5 de agosto a deixar a mina San José, em Copiapó (Chile), a bordo da cápsula "Fênix 2" e chegar à superfície.

Barrios era esperado por duas mulheres: Marta Salinas, casada com ele há 28 anos, e Susana Valenzuela, a mulher com quem ele mantém um relacionamento há alguns meses. Marta disse que não receberia seu marido porque Susana estava presente.

O mineiro era o responsável por cuidar da saúde dos demais colegas. Ele era o encarregado de dar injeções e redigir relatórios sobre a situação dos companheiros de resgate.

Antes de Yonni Barrios, foram resgatados Darío Segovia Rojo, Pablo Rojas Villacorta, Omar Reygadas, Daniel Herrera, Florencio Ávalos, Mario Sepúlveda Espinace, Juan Illanes, o boliviano Carlos Mamani, único estrangeiro do grupo, o jovem Jimmy Sánchez Lagues, o mais novo do grupo, com 19 anos, Osmán Araya, José Ojeda Vidal, Claudio Yañez Lagos, Mario Gómez Heredia, o mais velho dos trabalhadores presos na mina, Galleguillos Orellana, Edison Peña Villarroel, Carlos Barrios, Víctor Zamora Bugueño, Víctor Segóvia Rojas, Daniel Herrera, Omar Reygadas e Esteban Rojas. O próximos a ser resgatado é Samuel Ávalos Acuña.

Desmoronamento
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Os trabalhadores são içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles têm suas condições de saúde monitoradas, usam tubos de oxigênio e se comunicam com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes. A previsão inicial é de que o resgate de todos os mineiros leve entre 24 e 48 horas.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4733240-EI16934,00-Mineiro+esperado+por+mulheres+e+resgatado+no+Chile.html

Nenhum comentário: