CRIAÇÃO DE RÁDIOS WEB,S

DJAIR NOGUEIRA 85-985009910

sexta-feira, 23 de julho de 2010

BAIRRO ANTONIO BEZERRA COMPLETA 70 ANO COM MUITA FESTA

CARLOS FREDERICO NARRADOR DA CLUBE FORTALEZA RECEBE COMENDA BARRO VERMELHO


BAIRRO DO ANTONIO BEZERRA, REDUTO DE GRANDES CELEBRIDADES COMO CARLOS FRED O MELHOR NARRADOR E COMENTÁRISTA ESPORTIVO DO NORDESTE. E O VEREADOR ADAIL JUNIOR, FILHO DAQUELE REDUTO EM FIM, FORAM 70 COMENDAS SÍMBOLIZANDO O BAIRRO BARRO VERMELHO COMO ERA CHAMADO ANTIGAMENTE. O NARRADOR DA RÁDIO CLUBE 1200-AM FOI UM DOS AGRACIADOS COM A COMENDA DE 2010.

BAIRRO: ANTONIO BEZERRA (ANTES CONHECIDO, COMO BARRO VERMELHO) PASSANDO A SER RECONHECIDO COM O NOME ATUAL NA DATA DE 14 DE JULHO DE 1940 COMPLETANDO NESTA DATA OFICIAL 70 ANOS, O NOME DADO FOI UMA HOMENAGEM AO QUIXERAMOBIENSE ANTÔNIO BEZERRA DE MENEZES, HISTORIADOR E ESCRITOR CEARENSE. ANTÔNIO BEZERRA DE MENEZES QUE, NA LITERATURA, PRODUZIU AS OBRAS “ALGUMAS HISTÓRIAS DO CEARÁ”, “PROVÍNCIA DO CEARÁ”, “DÚVIDAS HISTÓRICAS” E “O CEARÁ E OS CEARENSES”.
NO JORNALISMO, PARTICIPOU DA CRIAÇÃO DE JORNAIS COMO: A ESTRELA, O LIBERTADOR E CEARÁ E FOI TAMBÉM UM DOS FUNDADORES DO INSTITUTO DO CEARÁ. ANTÔNIO BEZERRA, JUNTAMENTE COM ANTÔNIO MARTINS E TELES MARROCOS, AINDA LUTOU PELA ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO ESTADO DO CEARÁ. NASCIDO NO DIA 21 DE FEVEREIRO DE 1841, FILHO DO CASAL MANOEL SOARES DA SILVA BEZERRA e MARIA TEREZA DE ALBUQUERQUE BEZERRA.

CURIOSIDADE NA ÉPOCA: O PORQUÊ DA MUDANÇA DE BARRO VERMELHO PARA ANTONIO BEZERRA, É QUE, NA DITADURA MILITAR DE 1965, A PALAVRA VERMELHO PODERIA SER INTERPRETADA COMO COMUNISMO E TER LIGAÇÃO COM A URSS. DIANTE DESTE FATO, SE DEU A MUDANÇA A UM COGNOME PARA DEFINIR A EXPRESSÃO DE VIDA INQUIETANTE, CORAJOSA, DESBRAVADORA DE ANTONIO BEZERRA DE MENEZES. COMO JÁ CITADO ACIMA

BAIRRO ANTONIO BEZERRA, FOI UM BAIRRO AGRÍCOLA COM CONHECIDAS FAZENDAS E ENGENHOS(SÍTIO SÃO JOSÉ DO MURIPICUI, CASA GRANDE DO BARRO VERMELHO, ETC.). DEPOIS CHEGOU A SER UMA ÁREA DE VERANEIO PARA OS RICOS DE FORTALEZA, QUE CONSTRUÍRAM NESTE CHÁCARAS (CHÁCARA SALUBRE E OUTRAS). ATUALMENTE É UM BAIRRO COM FUNÇÃO COMERCIAL, POIS DESDE 1955 ACONTECE NESTE BAIRRO UMA FEIRA COMERCIAL BEM CONHECIDA EM FORTALEZA.

ESTE BAIRRO NOS DIAS DE HOJE AINDA MANTÉM A FUNÇÃO DE CRUZAMENTO DE VIAS E TRANSPORTE, COMO NOS TEMPOS DO BARRO VERMELHO. NESTE ERA O CRUZAMENTO DAS ESTRADAS PARA O SOURE (CAUCAIA) E PARA A PARANGABA (ESTRADA PARANGABA-BARRO VERMELHO). DESTE PASSADO AINDA EXISTEM VESTÍGIOS DE QUANDO ESTE LUGAREJO ERA UM PONTO DE ESCOAMENTO PARA O GADO QUE ERA TRANSPORTADO PELA ESTRADA DO FIO(PAUPINA) PARA MESSEJANA, E DEPOIS PARA A PARANGABA VIA A ESTRADA DA PARANJANA. NOS DIAS DE HOJE NESTE LOCALIZA-SE UM DOS TERMINAIS DE TRANSPORTE PUBLICO QUE FAZ PARTE DO SITEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE PÚBLICO DE FORTALEZA.
TAMBÉM NESTE ENCONTRA-SE DESDE 1936 UM DOS CEMITÉRIOS PÚBLICOS DE FORTLEZA.

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO DO BAIRRO ANTONIO BEZERRA, PARA QUEM NÃO TEM O CONHECIMENTO TÉCNICO TERRITORIAL:

INICIA NA CONFLUÊNCIA DO RIO MARANGUAPINHO COM AVENIDA MISTER HULL, SEGUE POR ESSA AVENIDA NO SENTIDO LESTE, ATÉ ENCONTRAR A VIA FERREA FORTALEZA-SOBRAL, SEGUE POR ESSA VIA FERREA, NO SENTIDO NORTE E DEPOIS LESTE, ATÉ ENCONTRAR A AVENIDA DEMETRIO MENEZES, SEGUE POR ESSA AVENIDA E DEPOIS PELA AVENIDA CORONEL MATOS DOURADO, NO SENTIDO SUL ATÉ ENCONTRAR O RIACHO SANGRADORO DA AGRONOMIA, SEGUE POR ESSE RIACHO, NO SENTIDO OESTE, ATÉ ENCONTRAR O RIO MARANGUAPINHO SEGUE POR ESSE RIO, NO SENTIDO NORTE, ATÉ O PONTO INICIAL. (Fonte: IBGE)

POPULAÇÃO DO BAIRRO ANTONIO BEZERRA RESIDENTES.
HOMENS: 11.377
MULHERES: 13.321
TOTAL: 24.698
RESIDÊNCIAS: 5.996 (Fonte: IBGE)

O QUERIDO BAIRRO ANTONIO BEZERRA, É O PRIMEIRO BAIRRO DA ZONA OESTE PARA QUEM CHEGA A NOSSA CAPITAL FORTALEZA PELA AVENIDA MISTER HULL, COMO TAMBÉM FAZ A DIVISÃO DO MUNICIPIO DE CAUCAIA, NA ÉPOCA CONHECIDO COMO SOURE. O NOSSO BAIRRO TEM O LUXO DE SER ADMINISTRADO PELA SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL III, QUE TEM COMO INTEGRANTES 16 BAIRROS: AMADEU FURTADO, ANTÔNIO BEZERRA, AUTRAN NUNES, BONSUCESSO, BELA VISTA, DOM LUSTOSA, HENRIQUE JORGE, JOÃO XXIII, JÓQUEI CLUBE, PADRE ANDRADE, PARQUE ARAXÁ, PICI, PARQUELÂNDIA, PRESIDENTE KENNEDY, RODOLFO TEÓFILO E QUINTINO CUNHA. OS QUAIS SÃO ADMINISTRADOS PELA Sra. OLINDA MARIA MARQUES DOS SANTOS.
ANTÔNIO BEZERRA HOJE FAZ PARTE DE UM DOS 5 DISTRITOS DE FORTALEZA. BARRO VERMELHO COMO ERA CONHECIDO FAZIA PARTE DO MUNICIPIO DE PARANGABA QUANDO ESTE FOI ANEXADO À FORTALEZA EM 1921 PASSANDO A DISTRITO DA CAPITAL CEARENSE.(Todos Dados internet/IBGE)
Veja materia no site do bairro.
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/

Nenhum comentário: