Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lançado hoje na UNIFOR o Livro Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro na INTERCOM 2012 em Fortaleza


Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro

Profa. Dra. Monica Rebecca Ferrari Nunes do PPGCOM ESPM participa como uma das representações de São Paulo (juntamente com Alberto Chammas), e que será lançado na Intercom desse ano (Fortaleza / SET).
                                                        

             Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada na Intercom


Durante a Intercom, mais precisamente no dia 5 de setembro, será lançada a Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro. O livro é baseado em uma pesquisa coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídias Sonora da Intercom, com a colaboração de 119 autores e organização das jornalistas e professoras Nair Prata e Maria Cláudia Santos.
A obra é fruto de um denso trabalho, que foi iniciado com a formação de grupos, com pelo menos um representante de cada Estado e também do Distrito Federal, totalizando 83 pesquisadores e 36 estudantes de graduação que colaboraram com o projeto. Com os grupos já formados, cada Estado realizou um levantamento de relevantes nomes do rádio esportivo, tendo depois que realizar uma biografia de cada uma destas personalidades. Por fim, os pesquisadores foram a campo, realizando entrevistas e buscando arquivos. Ao final, um rico conteúdo sobre a vida de 230 profissionais do esporte radiofônico de todo o país.
Com publicação feita pela Editora Insular, a Enciclopédia é abordada pela professora Nair como forma de valorização da programação esportiva. ”O livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram”.
A professora Maria Cláudia relata a importância do conteúdo do livro abordar todo o território nacional: “Certamente, se fôssemos levantar e biografar os nomes mais importantes do rádio esportivo brasileiro, uma saída óbvia seria apenas o eixo Rio-São Paulo, além de alguns radialistas mais visados aqui e ali. Assim, decidimos fazer uma pesquisa em que cada Estado pudesse definir e biografar os seus nomes mais importantes. O resultado é um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e, certamente, para o país como um todo”.
Destaque: No estado do Ceará, a pesquisa ficou por conta do grupo de estudo “Rádio: Memória e Práticas Contemporâneas” da Faculdade Cearense, que é realizado pelos professores Alyne Virino, Ricarte Júnior e Klycia Fontenele, com a participação também de mais 15 alunos de comunicação. “Começamos logo no início de 2012 e finalizamos o processo em maio. Orientamos os alunos e eles foram os principais neste projeto, eles realizaram entrevistas e construíram os textos. Eu e os professores fomos facilitadores do processo, o que nos deixou muito orgulhosos do trabalho”, conta a professora Alyne.
A pesquisadora diz também que, devido ao grande número de personalidades de destaque no Ceará, a equipe teve dificuldades no momento da escolha, porém, ao analisar as especificidades de cada um, foram selecionados os cronistas: Alan Neto, Carlos Fred, Jones Cavalcante, Júlio Sales, Tom Barros e Valdemar Cabral Caracas. Com 104 anos de idade, Valdemar foi o primeiro cronista do Ceará, e apenas com essa informação fica fácil perceber o quanto são valiosas as histórias que ele tem para contar.
http://intercom.unifor.br/enciclopedia-do-radio-esportivo-brasileiro-sera-lancada-na-intercom/
 Texto: Otelino Filho

O Repórter Jones Cavalcante da extinta equipe esportiva da Rádio Clube AM-1200 de Fortaleza, encontra-se relacionado entre os 230 mais destacados radialistas esportivos do Brasil.

Vem aí a Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, onde a nossa Profa. Dra. Monica Rebecca Ferrari Nunes do PPGCOM ESPM participa como uma das representações de São Paulo (juntamente com Alberto Chammas),  e que será lançado na Intercom desse ano (Fortaleza / SET).



                                 Jones Cavalcante, Radialista e a Jornalista, Lidiane
O livro biografa os 230 mais destacados radialistas esportivos de todos os Estados do país A Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada no próximo dia 5 de setembro, em Fortaleza, durante a realização do 35º Congresso da Intercom. O livro, organizado pelas jornalistas e professoras Nair Prata e Maria Cláudia Santos, é mais uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e conta com a colaboração de 119 autores.

                                Jones Cavalcante, Radialista e a Jornalista, Eveline
Publicada pela Editora Insular, a Enciclopédia apresenta as biografias – com fotos – dos 230 mais importantes radialistas esportivos de todos os Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Segundo a professora Nair, “o livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram”.

A professora Maria Cláudia explica: “Certamente, se fôssemos levantar e biografar os nomes mais importantes do rádio esportivo brasileiro, uma saída óbvia seria apenas o eixo Rio-São Paulo, além de alguns radialistas mais visados aqui e ali. Assim, decidimos fazer uma pesquisa em que cada Estado pudesse definir e biografar os seus nomes mais importantes. O resultado é um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e, certamente, para o país como um todo”.
               Jornalista Eveline, Radialista Jones Cavalcante e a Jornalista Lidiane


A primeira etapa da pesquisa consistiu na formação do grupo de investigadores, com pelo menos um representante de cada Estado e também do Distrito Federal. Ao final, participaram da Enciclopédia 83 pesquisadores, que contaram com a colaboração de 36 estudantes de graduação – ao todo, 119 pessoas envolvidas.

Depois de montado o grupo de pesquisadores, cada Estado fez um levantamento dos nomes mais importantes do rádio esportivo da sua região. A orientação era que cada grupo biografasse as principais pessoas – vivas ou falecidas – que, de forma decisiva, contribuíram para a construção e consolidação da programação esportiva radiofônica do seu Estado.

Montada a grande lista dos nomes a serem biografados, os pesquisadores saíram a campo e realizaram entrevistas, buscaram livros, procuraram sites, vasculharam arquivos de fotos. O resultado, apresentado na Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, é a trajetória de 230 profissionais que, de Norte a Sul, marcaram – ou ainda marcam – o cenário esportivo radiofônico do país.

A partir do lançamento, a Enciclopédia estará disponível para venda pelo site da Editora Insular: www.insular.com.br   PPGCOM ESPM Serviço
Lançamento do livro: Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileir
Local: Centro de Convivência da Universidade de Fortaleza – Fortaleza – Ceará
Data: 05 de setembro de 2012
Horário: 17h às 18h
Contatos: (31)9985-5826 – Nair Prata ou (31)97578756 – Maria Cláudia Santos ou www.insular.com.br
Confira neste link
http://ppgcom.espm.br/blog/index.php/2012/08/15/lancamento-da-enciclopedia-do-radio-esportivo-brasileiro-na-intercom-2012/


Esta Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, uma investigação inédita do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, abrange todo o 
território nacional e traça a trajetória de 31 profissionais que construíram e ainda constroem a história da radiofonia esportiva do nosso país. Grupos de pesquisadores de todos os estados brasileiros – ao todo 121 pessoas – se dedicaram à tarefa de traçar um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e, certamente, para o Brasil como um todo. Assim, percorrendo a nação de norte a sul, esta Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro traz histórias de vida que traçam um cenário dos desafios enfrentados, das grandes coberturas, da criação de bordões, das vitórias e derrotas que já fazem parte da memória nacional, unindo os amantes do esporte por meio das transmissões radiofônicas.
                                      Amigas Jornalistas, Eveline, Lidiane, Mariana e Karla
A u t o r e s   do   L I V R O
Adriana Bravin
Adriana Ruschel
Adriana Souza Campos
Alberto Chammas
Alda Cristina Costa
Alyne Virino Ricarte
Ana Claudia Cichon
Andreza Gischewski
Angela de Moura
Antunes Severo
Ayêska Paulafreitas
Bárbara Dias Lino
Bruno Araújo Torres
Carlos Golembiewski
Carolina Fernandes
Carolina Figueiredo
Dalva Ramaldes
Daniela Barbosa de Oliveira
Daniela Ota
Daniel Seabra
Douglas Gonçalves
Edgard Rebouças
Edilene Mafra Mendes de Oliveira
Edla Lula Edson Luiz Correa
Eduardo Meditsch
Eliana Albuquerque
Ellis Regina Araújo da Silva
Emerson dos Santos Dias
Evelyn Morales Conde
Everaldo Lopes Cardoso
Fábia Gomes
Fabiano Morais
Fabíola Mendonça de Vasconcelos
Flávia Lúcia Bazan Bespalhok
Francisco de Moura Pinheiro
Gilda Soares Miranda
Gilson Piber
Gilson Pôrto Jr.
Gilson Vieira Monteiro
Gustavo Said
Helen Anacleto
Idglan Souza Maia
Ivana Oliveira
Izani Mustafá
Jaqueline Morelo
Jacqueline Moura
Janine Marques Passini Lucht
Klycia Fontenele
Leandro Olegário
Leopoldo Siqueira
Leyla Maria Portela Coimbra Thomé
Lídia Ramires
Luiz Paulo Maia
Manoel Ednaldo Rodrigues
Marcell Bocchese
Márcia Mariano Raduam Caetano
Marcos Guiotti
Maria Cláudia Santos
Maria Luiza Cardinale Baptista
Mario Benedito Sales
Mário Luiz Fernandes
Marluce Zacariotti
Mônica Rebecca Ferrari Nunes Nair Prata
Netília Silva dos Anjos Seixas
Norma Meireles
Paulo Augusto de Oliveira Neto
Paulo da Cunha Brito
Paulo Roberto Leandro
Rafael Gomes
Ricardo José Oliveira Ferro
Ricardo Medeiros
Ricarte Júnior
Rose Mara Vidal de Souza
Sérgio Endler
Sergio Prestes da Silva
Sheila Borges de Oliveira
Tabata Michelle Santos Magalhães
Talita Rampazzo Diniz
Valci Regina Mousquer Zuculoto
Valquiria Guimarães da Silva
Waldiane de Ávila Fialho
Wanir Campelo

Confira no link
http://www.insular.com.br/product_info.php/products_id/721/osCsid/9kcnit2m34adfggnkmmg5fs1e6

Nenhum comentário: