Hora certa do Pataquito Aquiraz - CE

domingo, 29 de maio de 2016

IBGE COMPLETA 80 ANOS DE HISTÓRIAS.

Olá amigos Brasileiros, hoje dia 29 de maio de 2016 nós que vivemos o dia a dia do IBGE, estamos comemorando 8 décadas, isso quer dizer, 80 anos de histórias tem essa rica instituição,com o maior banco de dados do nosso BRASIL, chamada hoje de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, criado pelo estatístico e advogado Mário Augusto Teixeira de Freitas em 1934 que antes se chamava de INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA e instalado em 29 de maio de 1936 com o atual nome INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE 

A sociedade cearense e os servidores da Unidade Estadual do IBGE no Ceará, resolveram contar essa história com depoimentos e mostrando o valor que tem o IBGE para o Brasil e o mundo ao repórter, jornalista e IBGEANO Jones Cavalcante. Com apoio técnico e produção de ROBSON RIBEIRO PRODUÇÕES, contamos para você neste vídeo assim:

Produção e Edição: Jornalista Robson Ribeiro.
Filmagens: Robson Ribeiro(Jornalista) e Daniele Menezes (Servidora)
Reportagens:Jones Cavalcante(Radialista, Jornalista e Ibgeano)

E é com essa total credibilidade que tem o IBGE que a LIGA BRASILEIRA DE RADIOAMADORES - LABRE/CE tendo à frente o presidente, radioamador Dr. Daniel Queiroz PT7-VD que faz a sua homenagem e reconhecimento do maior banco de dados através do seu QTC(Jornal falado e escrito) para os radioamadores do Brasil. Vejam o que foi transmitido hoje no seu jornal dominical.
Vídeo da Internet.
 ASSIM É FEITA A LEITURA DO QTC.

Bom dia, são 07:00h e em Fortaleza, capital do estado do Ceará. (Identificação do Radioamador)  Assim, neste momento, passo a transmitir pela estação oficial da LABRE/CE. "PT7-AAC" seu informativo semanal. Saudações aos ouvintes e leitores deste QTC, em especial aos radioamadores, PX's, corujas e a escuta oficial da ANATEL, que nos acompanha durante a transmissão deste Boletim Informativo.Faço esta apresentação (O RADIOAMADOR SE IDENTIFICA, EX. EU, JONES CAVALCANTE PT7-RU)  sob a orientação, supervisão e responsabilidade de sua Diretoria. Este Boletim é transmitido aos domingos, na frequência de 7.100,00kHz, em LSB as 8:00 horas e as segundas, as 21:00hs em VHF, pelas Repetidoras 146.760mHz e 145.250mHz e pelo Echolink salas: LABRECE, NORDESTE e LIBERDAD, Se você quiser receber ou participar deste QTC, temos as seguintes portas de acesso a sua disposição: Correios - Caixa Postal 8023 – CEP 60413-970 – Fortaleza-Ce. Email's: labreceara@gmail.com - pt7vd@hotmail.com Visite nosso site: http//www.labre-ce.org.ce, e nosso Blog: http//labre-ce.blogspot.com

 É BOM SABER 
80 ANOS DO IBGE – 1936/2016
Criado em 1934 e instalado em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística, o IBGE teve como fundador o baiano Teixeira de Freitas, que hoje tem seu nome em município do interior da Bahia "TEIXEIRA DE FREITAS-BA". A LABRE/CE, nesta data especial, faz esta singela homenagem ao IBGE e ao criador do maior banco de dados do Brasil, o advogado/estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, que instalou em 29 de maio de 1936, o atual e conhecido Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico–IBGE. São 8 décadas, 80 anos, captando informações, fazendo pesquisa, estatística e geociências para sociedade brasileira. O IBGE é a instituição federal de maior credibilidade em informações para o Brasil e América Latina, reconhecida nacional e internacionalmente, tendo em seu banco de dados histórias e mais histórias do povo brasileiro. A Unidade Estadual do IBGE no Ceará, hoje, tem a frente o administrador, estatístico, teólogo, radialista e jornalista Francisco José Moreira Lopes, que há 14 anos administra o IBGE/CE, com responsabilidade, conhecimento e sabedoria, fazendo crescer a confiança nos dados apresentados para a nossa sociedade. Nós que fazemos o radioamadorismo cearense, através da nossa associação, Liga Brasileira de Radio Amadores do Estado do Ceará - LABRE/CE, que tem como seu Presidente o Sr. Daniel de Queiroz Neto - PT7VD, aproveitamos o ensejo desta data de 29/05/2016, para em nome de todos associados parabenizarmos este órgão e seus servidores. Por oportuno, lembramos que o IBGE em nosso estado, foi administrado por muitos anos pelo colega radioamador, o nosso imortal Francisco Sales Carvalho-PT7KP, (que também foi Presidente da LABRE/CE). Assim, nesta data magna em que o IBGE completa 80 anos, nós que fazemos este veículo de comunicação da LABRE/CE, estamos prestando esta homenagem a todos os IBGEANOS, não só do Estado do Ceará como do Brasil. 

ACERVO DO IBGE REÚNE FOTOGRAFIAS DO CEARÁ E DE FORTALEZA NAS DÉCADAS DE 50 E 60


Fotos: Ilustração da internet.

A cidade de Fortaleza da década de 50 e 60 era tão diferente da atual que se convive rotineiramente, que mesmo quem viveu nessa época pode não se lembrar mais de como eram alguns pontos da antiga Capital. Para esses e para aqueles que não conheceram a cidade de tantos anos atrás, uma opção para visitar esse período é através das fotos disponibilizadas pelo IBGE – disponíveis na Biblioteca do IBGE ou no site Cidades. Praia de Iracema – Iracema Plaza Hotel e Tonys Bar. Veja os veículos da época. Faça você amigo cearense uma visita a biblioteca do IBGE que tem sua sede na Av. 13 de maio 2901, no bairro Benfica em Fortaleza - Ceará. Neste endereço, o IBGE dispõe de uma sala com ar-condicionado, onde servidores altamente qualificados podem ajudar a procurar os dados que você precisar. A biblioteca usada hoje pela sociedade cearense e brasileira, é também usada constantemente pelos alunos das escolas públicas, municipais, estaduais e federais, e de faculdades. Acesse o portal do IBGE, e tenha informações a qualquer hora e em qualquer lugar, através do site www.ibge.gov.br. Parabéns IBGEANOS pelos 80 anos completados nesta data de 29 de Maio de 2016. 73/51(Abraço e aperto de mão), Daniel Queiroz PT7VD Presidente da LABRE/CE.  






Nenhum comentário: